sexta-feira, 7 de maio de 2010

Eras


O assunto é recorrente. Vira e mexe fala-se em início ou fim de uma Era, ciclo, idade, período, fase, entre outras denominações.

As coisas se complicam mais ainda, pois para cada assunto, motivo ou especialização tendemos a fixar períodos. Na política, na tecnologia, na literatura, na religião e até no prosaico futebol, estamos sempre falando em início e fim de alguma predominância, às vezes nem tão clara para todos.

Porém os grandes períodos da história perpassam ciclos específicos ou localizados. Alguns fatos históricos de tão importantes que são para a humanidade, marcam fortemente o a derrocada ou o nascimento de algo diferente para a história.

No entanto quando se está participando, ou seja, vivendo o momento, fica muito difícil avaliar com isenção o assunto. Quem está dentro do incêndio dificilmente saberá como apagá-lo, terá, no mínimo, dificuldades na avaliação da gravidade e da extensão.

Precisamos, portanto, de um certo distanciamento histórico. Temos que dar tempo ao tempo e para as coisas se consolidarem. Deixar os assuntos um pouco de lado, quietos, para que assim decantem e com isso possamos separar o essencial do todo. O importante do secundário. O trigo do joio.

Essa tarefa não é fácil, mas necessária. Isso é coisa para historiadores, analistas, escritores e pensadores em geral. Leva os méritos quem se antecipa e em primeiro lugar define de uma forma simples e clara, a importância que tem um acontecimento no curso normal, (ou anormal?), da história. Alguns acertam na mosca e não se fazem necessárias outras especulações. Outros chegam bem perto nas considerações e sempre haverá espaço para melhorar os conceitos.

Todos nós vivemos e participamos dos grandes acontecimentos mundiais. Acontecimentos esses que marcarão épocas. Fala-se muito na era atual. Qual seria? E o fato marcante?

Será o desenvolvimento do avião e do computador, a bomba atômica, a chegada do homem à lua. A queda do muro de Berlim, a internet, a fibra ótica, a televisão. O fim da segunda guerra, o 11 de setembro, a morte de João Paulo II. A descoberta da penicilina, o surgimento da aids, a decodificação genética, a célula tronco? Todos os tópicos apontados acima certamente terão importância na história do desenvolvimento mundial. Juntas ou em partes, entre outras coisas, ou quem sabe, um motivo específico, estará marcando o fim e conseqüente início de outra Era. A coisa pode estar acontecendo neste exato momento, e nós, participando do processo, não nos damos conta da mudança. Pode não ser um acontecimento específico, pois, em geral tudo acontece de forma contínua e gradativa.

E assim evolui a Humanidade construindo a História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...