sábado, 24 de outubro de 2020

QUARTO DE RONDA

- Alto lá! Quem vem lá?

- Sargento Melo! Rondante.

- Avança senha.

- Bandeira. Contra senha.

- Caneta.

A troca de palavras acima era entre o sentinela, eu, da hora e o rondante. Muitas guardas tirei no 6º RCB, no Alegrete no ano de 1977. E prosseguia com a apresentação:

- Soldado 630, Jorge, Esquadrão de Comando. Serviço sem alteração.    

- Muito bem guerreiro, dizia o rondante. Anotava meu número na planilha e seguia seu roteiro.

A gente como recruta sonhava, em um dia ser o sargento e inverter os papéis. Deixar de ser soldado para ser o graduado. Pois aconteceu comigo.

Em 15 de janeiro de 1977, incorporei no Esquadrão de Comando e Serviço, Pelotão de Comunicações, da 6º RCB, no Alegrete. Fiz o básico de soldado. Fui cursar o CFC na 12ª Companhia de Comunicações e fiquei em condições de ser promovido a cabo. Assim que voltei pro meu Regimento, O 6º RCB, o capitão do Esquadrão de Comando me chamou e perguntou se eu queria fazer o curso de sargento temporário.

- Claro, eu falei.

- Então te prepara, disse ele. - Tua vida vai mudar.

Fomos enviados par São Luiz Gonzaga, no 4º RCB, para fazer o curso. No final de outubro voltei ao 6º RCB e fui promovido a Cabo e 3º Sargento temporário, sucessivamente e, internamente, fui classificado no 1º Esquadrão de Carros de Combate. Imediatamente, eu e mais 11, entramos para às escalas de serviço. Sargento de Dia no Esquadrão e Comandante da Guarda no Regimento.

Lembro bem, quando em 15 de novembro meus conterrâneos deram baixa e voltaram à Três Passos, eu estava de CMT da Gda no portão principal. Me deu uma vontade louca de sair junto, mas, por outro lado, estava cheio de orgulho e servia de exemplo aos meus colegas de farda.

À noite depois da revista, o Sargento Adjunto fazia às escalas de permanência e rondantes. Cmt da Gda ficava no último quarto, a partir das 4 horas, na permanência. E eu louco de vontade de entrar na escala da ronda.

Um dia calhou. Eu de Sgt de Dia do 1º Esquadrão, entrei na escala, 3º quarto, o pior, das 2 às 4 da madrugada. Depois do silêncio, 22 horas, fui dormir preocupado no quarto do Sgt de Dia na subunidade. O companheiro que fazia a ronda anterior, das 00 às 02 horas, deixou bem claro:

- Nem fala pro plantão. Deixa que eu mesmo te acordo.

Lá pela madrugada acordei. Olhei o relógio de pulso, 3:45! Ufa! Levantei preocupado. E agora? Queimei a hora. Calcei o coturno, a farda não se tirava, ajustei o cinto NA com a pistola no colder e saí no encalço do meu antecessor. No Corpo da Guarda, e indaguei o permanência. Este me informou que a turma toda Adjunto, Oficial de Dia, Sargentos de serviço, estariam na Sala de Meios do 4º Esquadrão de Fuzileiros.

Cheguei lá, a porta fechada, eu ouvia conversas animadas. Bati na porta. Toc! Toc! Toc!

Fez se silêncio e lá de dentro alguém gritou:

- Avança senha?

- Farinha!

- Pode entrar. É do mesmo saco?

Abriram a porta e aí e verifiquei que jogavam uma animada rodada de truco.

- E aí recruta, eu era o mais moderno, o que veio fazer?

- A ronda, respondi preocupado dirigindo-me ao responsável pelo 2º quarto.

- Ah! A ronda. Puxou do bolso a planilha, desdobrou e apontando, falou:

- Assina aqui. Já fiz a volta prá ti!

Bom, nessas alturas já era 4 horas, a guarda estava sendo rendida e o próximo quarto de hora, das 4 às 6, era responsabilidade de outro sargento.

Ainda não foi dessa vez que consegui fazer a minha ronda e ouvir do sentinela:

- Avança senha!

 

Porto Alegre/RS, 29 de abril de 2020

JORGE LUIZ BLEDOW

 E-mail  bledow@cpovo.net

Um comentário:

  1. Para alguns, fazer essa tal de ronda, era uma BOBAGEM. Mas, se fôssemos, todos os rondantes, descrever o que acontece de ronda em ronda, de posto em posto, com certeza daria para escrever um livro com muitas páginas. Mas "queimar" na primeira ronda???...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...