terça-feira, 24 de março de 2020

OPERAÇÃO SUPERMERCADO


Planejamento é tudo na vida. Deveria se planejar os próximos passos e até o futuro até onde é possível. E foi isso que fizemos.

Aquartelados em casa, os mantimentos escasseando. Tempo prá pensar e refletir, parecendo presidiários. Na engenharia há uma máxima, tipo assim: quanto mais tempo de planejamento, menos problemas e tempo de obras. Não é bem isso, mas, é parecido. Ou seja, temos que ter um plano de ação, para o que pretendemos fazer tenha mais chances de sucesso.

Estamos com um problema. Aliás, o planeta todo está. O coronavírus parou o mundo, e uma atividade simples e cotidiana como ir ao supermercado, coisa banal até a semana passada, hoje é uma verdadeira operação de guerra.

Eu e minha mulher cruzamos a linha dos sessenta. Portanto, somos tecnicamente considerados idosos. Com a geladeira e a despensa vazia, temos que ir às compras de vez em quando. E isso exige planejamento.

- O mercado abre às 07:30 para nós clientes preferenciais, falei para minha mulher. Portanto vamos manhã bem cedo.

- Claro, ela concordou. Vou me proteger com mangas compridas, luvas e máscara.
- Vamos planejar tudo como se fosse um assalto(não imaginava que ela levasse tão a sério). Fazemos duas listas de compras, uma prá mim, outra prá ti. Faço um mapa das gôndolas, pegamos o carrinho de compras e entramos sem perder tempo.

- É bem isso. Eu entro por um lado e tu pelo outro.

Nosso filho que trabalha com TI, ouvindo a nossa conversa veio com essa: - Pai, se fizeres um mapa com os produtos, posso criar um aplicativo para compras. Instalo no celular e ele vai orientando vocês sem perderem tempo. ”Real-time”

- É uma boa ideia, falei. Quem sabe uma Startup?

- Fico monitorando vocês de casa e vou orientando quando há “engarrafamento de corredores”, falta de produtos, caixas abertos, produtos vencidos, pessoas suspeitas e até preços.
Isso tudo no dia anterior. Não dava tempo para implementar um aplicativo. Colocamos o plano em ação com os meios de fortuna que tínhamos ao nosso alcance.

Saímos cedo de casa. Ainda no carro nos vestimos os EPIs. Depois aguardamos com o carrinho de compras no local da largada. Quando abiu a porta do mercado minha mulher gritou – Vamos!

Entrei pelo corredor conforme plano, com a lista na mão; refrigerantes leite ovos(não tinha) presunto e queijo fatiado margarina manteigas requeijão salsichas massa fresca massa para pastel queijo ralado pão preto pão branco fatiado pão para hamburger pão para hot-dog batata batata doce cebola cebola rocha alho berinjela chuchu tomate alface alface americana salsinha cebolinha rúcula abóbora manga banana mamão(pesar frutas e legumes) bife carne moída peito de frango frango congelado amendoim torrado sem sal bananinha zero doce de leite chicles. Ufa!

Minha mulher pelo outro lado: óleo de canola azeite molho de tomate catchup maionese creme de leite café café solúvel filtro para café chá geleia diet arroz feijão pipocas farinha de trigo polentina açúcar massa queijo ralado pimenta vermelha joio caldo de galinha doce de leite papel higiênico guardanapos toalha de papel sabão em pó amaciante sabão em barra álcool(não tinha) álcool gel (claro que não tinha) saco para lixo detergentes desengordurante sapólio  esponja bombril escovas de dente pasta de dente. Deu!

No corredor central nos encontramos. Dois carrinhos cheios!

- Falta alguma coisa, perguntou minha mulher.

- Não tem ovos.

-Eu não consegui álcool e nem gel.

- E sacos plásticos para alimentos?

- Não peguei.

- Vai indo para o caixa que eu te alcanço, eu disse prá ela.

Procurei o corredor dos plásticos, ainda peguei papel laminado. Quando apareci minha mulher gesticulava nervosa pois os produtos dela já rolavam na esteira da caixa.  Dei uma apressada com minha cara de mascarado em direção ao caixa. Todo mundo nós olhando com cara de espantados. Minha mulher de luvas, jaqueta, toca e máscara. Mas quê situação tchê!

Juro por Deus! Se eu tivesse tossido o fiscal teria liberado a gente para cruzar sem pagar!
Hoje em dia, para sexagenários, fazer compras é uma operação complexa e ariscada.

Precisamos urgentes de um aplicativo para esta tarefa, até porque, queijo ralado e doce de leite, vieram duas vezes.

            Porto Alegre, 24 de março de 2020.
JORGE LUIZ BLEDOW –  E-mail  bledow@cpovo.net

3 comentários:

  1. O cotidiano virou um desafio!

    ResponderExcluir
  2. Diante de uma saravaida de notícias, de todos os tipos, de todas as fontes (que bom foi na peóca do H1N1, QUE NÃO TÍNHAMOS REDES SOCIAIS!!) ficamos apreensivos e, às vezes, em dúvida até que ponto tantas recomendações são necessárias ou não.
    Uma verdadeira paranóia!
    Mas, pelo sim, pelo não, vamos ficando em casa.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom Bledow! Estas muito inspirado.Adir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...