quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

MAIS URUGUAI


Ainda no Uruguay, fizemos dois passeio. Um a Colônia do Sacramento e outro a Punta del Leste. O guia para Colônia chama-se Gusman. Era divertido demais. Entre as grandes atrações do Uruguay, ele anunciava: “- Dulce de Leche de vaca soltera!” Segundo ele, sendo as vacas solteiras, não estariam estressadas e assim, o leite seria mais saudável. Como todos sabem, o doce de leite uruguaio é reconhecido como o melhor até pelos vizinhos argentinos. Daí a eleger o alfajor o melhor doce nacional, e, “por supuesto”, mundial, é fácil.

Gabam-se também, os nossos vizinhos, da qualidade e prêmios conquistados nos últimos anos, pelo vinho Tannat. Dizem que é muito bom. A uva com excelente quantidade de resveratrol, um polifenol que age como anti oxidante, contra o câncer e como redutor do mal colesterol. Além de outros benefícios à saúde.  Carne de primeira, vinho premiado contra o câncer e colesterol e sobremesa de doce de leite de vaca solteira! É o paraíso, não é? Para alguns talvez ainda falte a ervinha relaxante. Um mate é coisa boa, minha gente.

Indo para Colônia do Sacramento, paramos no Museo de Colecciones Arenas. O que impressiona é a vasta quantidade de lápis, chaveiros, cinzeiros, canetas, latas, caixas registradoras, porta-copos e por aí vai. A coleção de lápis, têm o título do Guinnes Book of Records e portanto o museu foi declarado de interesse Nacional pelo Departamento de Turismo.

Colônia do Sacramento é uma cidade histórica. Fundada por portugueses, refundada por espanhóis, fica num ponto estratégico na costa do Rio da Prata e servia de posto de controle das navegações. Mudou de nacionalidade conforme assinavam diferentes tratados. Tem ruelas maravilhosas, museu, um farol onde se sobe 118 degraus e se tem uma vista maravilhosa de 360°. Vê-se até os prédios do Porto Madero em Buenos Aires.

Noutro dia, a excursão foi a Punta del Leste. Cidade turística, rica, badalada. Seus hotéis são de luxo. Tem cassino e tudo mais. Até uma Trump Tower está sendo construída no balneário mais luxuoso na costa sul-americana. Com um bairro nomeado de Beverly Hills, onde ricos de várias partes do mundo tem suas casas, entre eles, brasileiros, é claro.

Visitamos ali próximo a Casapueblo, antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró, atualmente uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo, que fica dentro da estrutura. Está localizada em Punta Ballena(mais uma), com vista sensacional para o oceano.

Construída ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera (Da Pioneer), foi o arquiteto Carlos Páez Vilaró quem a desenhou, com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânea de Santorini. Mas, o arquiteto geralmente referia-se ao forneiro, um pássaro típico do Uruguai, o nosso João-de-Barro, para explicar o tipo de construção. Há salas dedicadas a vários artista e escritores como Eduardo Galeano, Vinícius de Moraes, Pelé e outros.

Apresenta também uma homenagem a Carlos Miguel (filho do artista), e um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Voo 571 que caiu nos Andes em 13 de outubro de 1972. A filha de Carlos, Agó Páez Vilaró, também artista plástica. Adquirimos algumas gravuras autografadas por ela.

Carlos Paez Vilaró faleceu em 2014 deixando uma impressionante obra de arte.

E assim é o Uruguay que vimos, sentimos e degustamos. Um voo de Porto Alegre à Montevidéo leva uma hora e dez minutos. Pode-se ir de carro pelo Chuí, Jaguarão ou Santana do Livramento, além de outras rotas menos tradicionais. 

    Porto Alegre, 29 de janeiro de 2020.

JORGE LUIZ BLEDOW
  E-mail:  bledow@cpovo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...