quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

AO URUGUAI


Fomos ao Uruguay encontrar nosso amigos mineiros. Os conhecemos numa viagem anterior, e resolvemos compartilhar com eles o passeio ao país vizinho.

Na primeira manhã livre fizemos uma ronda ao Shopping Punta Carretas. Como tem “Punta” no Uruguay. Puntal del Este, Punta Arenas, Punta del Diablo... punta que ... parei aí!

City tour por conta do pacote. A guia explica como surgiu o nome do Rio da Prata. Lá como aqui em Porto Alegre, há uma discussão. É rio? É mar?  - Não! É um estuário, seja lá o que venha a ser isso. É onde o rio alcança o mar. Em Montevidéo o Rio da Prata é “médio-a-médio”, ou seja: meio-doce, meio-salgado, assim como um vinho uruguaio muito bom, gaseificado, apesar da preferência nacional ser o Tannat (escrevo Uruguay com “Y” pois lá é assim). Mais ao leste, no encontro com o Oceano Atlântico, a água é salgada. Ao oeste, em Punta Gorda, a água é doce.

- O Rio da Prata, dizia a guia, tem esse nome pois por aí navegavam os exploradores europeus até a base da cordilheira dos Andes na Bolívia, em busca da prata na mítica, mas real, Potosí. Daí o nome Rio da Prata. A própria Argentina tem seu nome ligado a esse fato. Argenta, Ag na tabela periódica, quer dizer prata.  É formado pela junção de 3 rios: o Paraguai, o Paraná e o Uruguay. Este último é muito importante pois dá o nome ao nosso país e nasce no Mato Grosso.

No primeiro intervalo aproveitei e, em particular, corrigi a guia. 

- O rio que nasce no Mato Grosso é o Paraguai. O Paraná nasce entre São Paulo e Minas Gerais e o Uruguai nasce ente os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

- Mas o libro que tengo, diz que o Uruguai nasce no Mato Grosso.

Noutro dia ela veio simpaticamente, nos encontrou em outro passeio, e confirmou que havia consultado os mapas. Eu estava certo quanto ao rio Uruguai.

Uruguay, segundo os charruas, a tribo habitava estas bandas antes do descobrimento, significa “rio dos pássaros pintados" na língua dos indígenas. Aqui no Rio Grande, sempre se dá a explicação de “rio dos caranguejos”. Nunca vi caranguejos no rio Uruguai. Pássaros pintados muitos. Bem-te-vis, periquitos, pica-paus, gralhas azuis, canários e muitos outros. Afirmo isso pois nasci no vale desse rio, quase na barranca, e conheço o assunto.

Por sua vez, Montevidéo, tem origem no VI Monte, viajando de Este para Oeste, que os exploradores contavam a partir da entrada no Rio Da Prata e assim, juntando o anagrama fica Monte VI direção EO, ou seja Montevideo!

Os uruguaios veneram muito o grande libertador José Artigas e na praça principal da cidade há um mausoléu dedicado a ele. No Parque Batle, próximo ao Estádio Centenário,  encontra-se o Monumento a La Carreta, obra do escultor uruguaio José Belloni é uma homenagem ao primitivo meio de transporte e carga utilizado pelo homem do campo. Belíssimo.

À noite fomos a casa de show El Milongon. Começa com música típica uruguaia. A zamba, a chacarera, a milonga e outras. Depois vem o tango. Os uruguaios gostam de frisar que Gardel, nasceu em Montevidéo. Finaliza com o Candomble, música africana que é tradicional nesta cidade. Lembra o nosso samba.

Boa mesmo é a “parillada”. Gasta-se quase 1.000 pesos, entre uma boa picanha e uma cerveja Patrícia ou um vinho no almoço. Não está barato para nós brasileiros. Com R$ 1,00 valendo entre 8 a 9 pesos, gasta-se em torno de R$ 100,00 por cabeça.

As pessoas em Montevidéo são hospitaleiras. Há segurança na cidade pelo menos nos locais em que andamos. No geral me parece que o Uruguay é um País sem ambição. Sem grandes indústrias. Um país muito ligado ao mundo da pecuária, se bem que, vi algumas plantações de soja. Por isso mesmo, talvez, bom para quem quiser viver com tranquilidade sem se preocupar muito com o desenvolvimento.

P.S. Esqueci de dizer que eles tomam chimarrão o tempo todo, que nos identifica como gaúchos. Tem também erva-mate com canabis em todos os mercados. Eu não provei, mas se acaso alguém se interessar esteja à vontade.

    Porto Alegre, 28 de janeiro de 2020.

JORGE LUIZ BLEDOW 
 E-mail  bledow@cpovo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...