quarta-feira, 26 de setembro de 2018

SÍSIFO E BELDROEGA



Lendo uma coletânea de crônicas de meus conhecidos, o livro Caio em mim, da oficina Santa Sede de 2018, “pexei” com a palavra: sísifico. Achei que meio-que-entendi, assim no contexto. Poucas páginas depois topei com beldroega, lindamente inserida no texto. Os vocábulos colaram na minha mente como chicles. Como achei lindas, e ao sentar em frente do computador já as coloquei em destaque no título. Prá não deixar dúvidas.

            A partir daí estou escrevendo esta crônica. O que vai sair, o que vai resultar eu não sei(estou tentando acolherar as letras e ordenar o texto para ver o que dá). Mas gostei da sonoridade do título. Sempre fui de sublinhar e depois ir ao dicionário, toda vez que esbarro em algo novo, agora resolvi incrementar narrando o que vem na “teia”.

            No Google: “Sisífico. 1. Relativo a Sísifo, personagem da mitologia grega, condenado a eternamente empurrar uma pedra pela encosta acima de uma montanha, que resvalava sempre quando estava prestes a atingir o topo; 2. Diz-se de tarefa ou trabalho que implica um esforço rotineiro e interminável, não sendo produtivo.”

            Barbada fazer essa colagem, vejam que já ganhei um parágrafo inteiro assim sem nem pensar no ato de escrever, no entanto vejam a profundidade do esforço mitológico.

            Beldroega: “Portulaca olerácea, também conhecido como beldroega comum, baldroega, onze-horas e salada-de-negro é um arbusto de folhas suculentas e flores coloridas da família Portulacaceae. Na Índia é silvestre, e consumida há milhares de anos. É cultivada no Oriente Médio e em parte da França.”

            È uma beleza essa tal de Wikipédia, apesar de uma parte politicamente incorreta na definição. Isso me fez associar a rua Portulaca que temos em Porto Alegre, perto da rua São Caetano, no bairro Três Figueiras. Não consegui saber o porquê do nome da rua. (Vejam que consegui empregar o porquê, até que enfim!). Lá tem vegetação, tem uma praça, será que crescia a beldroega por ali?

            Em tempos de campanha eleitoral, mais para combate eleitoral nas redes sociais, acho que é produtivo aprender umas duas palavrinhas interessantes a mais. Além disso é divertido e me dá vontade de ler alguma coisa. Ou seja: é uma boa e produtiva ocupação do dia chuvoso.

            Também quisera, nesses tempos pré-eleitorais, talvez tenhamos que nos alimentar de ora-pro-nóbis! “A planta é originária do continente americano e seu nome científico é Pereskia aculeata.”

            Prá mim já chega. Por ora estou satisfeito.

Porto Alegre, 25 de setembro e 2018.
Jorge Luiz Bledow
E-mail: bledow @cpovo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...