segunda-feira, 4 de novembro de 2019

LUSCO FUSCO ILUSTRADO


Bem que pesquisei. Mas está difícil de achar uma crônica que fala sobre entardecer, sobre lusco-fusco. Pelo tema achei que poderia ser o nosso maior cronista de todos os tempos, Rubem Braga. Ele que nasceu na terra de Roberto Carlos, Cachoeiro do Itapemirim, escreveu sobre estas coisas. Sobre caçada de tatu, de quati, passarinhos, pé de milho e outros assuntos cotidianos, que na sua voz escrita, se tornaram líricos.

Até achei uma crônica do grande Paulo Mendes Campos “Horas antigas.”  Fala sobre lusco-fusco, lata de banha, o momento coagulado entre o dia e a noite, o perfume das magnólias, o tilintar das louças, mas tenho certeza não é a crônica que procuro. Talvez até alguém possa me ajudar.

Procuro um texto, que no ano de 1974, a professora Pinto leu em sala de aula para nós. Estávamos na 8ª série do noturno, no Ensino Fundamental, Colégio Rio Branco do CNC, em Padre Gonzales, município de Três Passos. A professora lecionava português e artes, sendo assim aproveitou e leu a crônica para nós, de tal forma, que a tarefa era desenhar a leitura.

Falava do entardecer, do sol se pondo por trás dos morros, dos lagos e banhados, dos sapos fazendo a marcação e das rãs estridentes, juntos ensaiavam a sinfonia que estava por iniciar. Além da gramática, havíamos estudado as cores primárias, secundárias e assim por diante. Azul com amarelo resultava a cor verde. Preto com amarelo, um verde desmaiado, com pouca luz, ou seja: o lusco-fusco da crônica.

Pois no meu caso, prestei muita atenção em tudo, me inspirei e fiz um desenho sofrível. Talvez fosse mais fácil escrever do que pintar. Em primeiro plano um sapo sobre a pedra. Mais atrás o capim, as árvores e às nuvens ao entardecer e o sol mergulhando no horizonte.

Não sei se fui bem, mas, acredito que tirei nota suficiente para passar. Olhando agora o meu lusco-fusco em retrospectiva, 45 anos depois, vejo que não resisti e acrescentei as cores amarela e vermelha nas flores dos aguapés, ou seja, nada a ver com o momento, as tonalidades deveriam estar foscas, apagadas. Sem contar o lago e as nuvens azuis, que entraram no meu quadro pintado a guache, assim como Pilatos entrou no Credo.

Noutra feita, a professora Pinto colocou a rodar, acho que no toca fitas, a valsa Danúbio Azul de Strauss. Novamente a nossa tarefa era pintar ou desenhar alguma coisa. Fiz um desenho convencional, montanhas com neve e o rio azul correndo. Ainda bem que não coloquei praia tropical, palmeiras e barquinhos coloridos a navegar. Essa minha obra de arte por muito tempo me acompanhou nas mudanças que fiz, até que um dia foi descartada. Uma pena. O lusco-fusco tenho comigo, pendurado no sótão, emoldurado graças a minha esposa que tomou esse cuidado.

Naquele tempo, da turma da 8ª série, eu sonhava com algo diferente e brilhante para longe do lusco-fusco, imaginando um futuro de esperanças. Agora a situação está invertida, os anos vividos me aproximam do lusco-fusco. Muitas recordações e em vez de ouvir e pintar, olho o desenho e escrevo lembranças.



            Porto Alegre, 20 de junho de 2019.
JORGE LUIZ BLEDOW  
E-mail  bledow@cpovo.net




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...