segunda-feira, 18 de maio de 2020

A VOLTA AO MUNDO DA QUARENTENA II



O globo terrestre

A terra é uma esfera não perfeita. Mas é semelhante a uma bola, ou uma pera, com os polos um pouco achatados. O formato da terra é conhecido pelos cartógrafos, especialista que representam a superfícies terrestres em cartas ou mapas, por Geóide. Na verdade, para efeitos matemáticos, a Terra é aproximadamente um elipsóide, que vem a ser uma elipse de revolução. Imagine uma elipse girando e descrevendo um objeto sólido no espaço.

O raio médio(RM) da terra é de 6.371 Km. Isso resulta em um diâmetro(DEq) de 40.075 Km, na linha do equador. Vou imaginar caminhando sobre o paralelo 30 graus sul. Se cortássemos uma calota da terra neste paralelo, temos um raio 30° (r30) de 5.517 Km. Isso resulta um D30°(diâmetro na latitude 30 graus) de 34.664 Km. Prá minha sorte uma distância menor do que o paralelo na linha do equador. Ainda bem. Ufa!

 Ou seja, se eu quiser dar a volta ao mundo seguindo o paralelo 30 graus sul, em linha reta, tenho que caminhar e nadar 34.664 quilômetros!

É uma loucura, é claro. Além de toda essa quilometragem, 79,48% do caminho seria marítimo. Sim estamos no hemisfério sul, hemisfério das águas. Sairia de Porto Alegre, na direção oeste e só para chegar na Argentina, considerando linha reta o que é impossível, tenho que percorrer 600 Km. Fazendo as contas, 5 Km por dia, eu levaria 120 dias até o rio Uruguai.

Para percorrer os 34.664 Km, a volta no globo, levaria 6.932,8 dias! Ufa! Isso sem contar que eu deveria subir a cordilheira dos Andes, nadar no Oceano Pacífico e o Oceano da Tasmânia, atravessar a  Austrália, nadar no Oceano Índico, atravessar a ponta da África do Sul, daí já estaria quase em casa, do outro lado da praia de Cidreira, atravessar a nado o Oceano Atlântico, e, por fim, caminhar mais um pouco, uns 120Km, que dá só 24 diazinhos. Barbadinha!

Chegaria então, depois de 6.932,80 dias, apenas 19 anos, de caminhada e a nado principalmente, no meio da tarde em Porto Alegre, para tomar um chimarrão com minha mulher.

            Porto Alegre, 20 abril de 2020.
JORGE LUIZ BLEDOW
 E-mail  bledow@cpovo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...