quarta-feira, 20 de maio de 2020

A VOLTA AO MUNDO DA QUARENTENA IV



CAPÍTULO IV

A volta ao Mundo em 80 dias

Júlio Verne nasceu em 8 de fevereiro de 1828, e passou a infância com os pais, o irmão Paul, e as três irmãs, Ana, Matilde e Maria, na cidade francesa de Nantes na França. Morreu em 24 de março de 1905 (77 anos), em Amiens, região da  Picardia.

Escreveu muitos livros. Em torno de 100. Em 1873 lançou o livro A Volta ao Mundo em 80 dias. A obra retrata a tentativa do cavalheiro inglês Phileas Fogg e seu valete, Passepartout, de circum-navegar o mundo em 80 dias. Faz uma aposta com os amigos e sai a viajar em direção ao oriente. Feita a aposta, Phileas partiria nessa mesma noite, dia 2 de outubro e regressaria a Londres dia 21 de dezembro do mesmo ano, quando faltassem exatamente quinze minutos para às nove da noite.

Durante a viagem enfrenta muitas e variadas aventuras. Além dessas, vai nos dando um panorama do lugares em que passa. Viaja a pé, de trem, de elefante, de balão, de barco, à cavalo, de camelo. Metódico e pontual cronometra perfeitamente os dias e horas. Nosso herói que é preso após ter sido libertado, acaba por verificar que perdera a aposta por cinco minutos. Seguiu para casa com Aouda e Passepartout. No dia seguinte, Passepartout dirige-se ao Reverendo Samuel Wilson para marcar o casamento de Fogg e Aouda. É então que descobre que era Sábado e não Domingo, logo não tinham perdido a aposta. Como a viagem fora feita sempre em direção a Oriente, isto é, contra o sol, os dias diminuiram tantas vezes que acabara por ganhar um dia!

No meu caso, na minha caminhada imaginária viajo para o Ocidente, na direção oeste, direção contrária ao do cavalheiro inglês Phileas Fogg, e assim em vez de ganhar, vou perder dias pela marcação do relógio. Ou seja, tenho que refazer às contas de quanto tempo levarei.


Porto Alegre, 26 abril de 2020.
JORGE LUIZ BLEDOW
 E-mail  bledow@cpovo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...