segunda-feira, 30 de março de 2020

ENTRE PEDRAS E CIPÓS


Andando pelo mato, nosso condomínio temos um matagal bem “fornido”, encontrei uma “reboleira” de cipós entremeada com lascas de pedras de granito. Reboleira é um termo antigo e bem gaúcho para designar uma touceira de vegetação.  E se alguém não sabe, os morros e colinas aqui de Porto alegre são formados de granito, uma rocha ígnea que submerge inteira das profundezas da crosta terrestre resfriando aos poucos, diferentemente do basalto que é uma rocha vulcânica, portanto surge de um derrame, resfriando rapidamente.

Temos aqui granitos de várias cores. O Cinza e o rosa são os mais conhecidos. O granito destaca-se do basalto por ter grãos bem definidos em sua textura, enquanto o basalto, em geral de um cinza escuro, tem textura lisa vítrea. As pirâmides do Egito são de granito. Temos um escultor, o João Bez Batti, no Caminho das Pedras em Bento Gonçalves, que produz esculturas maravilhosas em basalto que ele recolhe na própria região.

Mas a reboleira que encontrei, é de cipó São João, visto que quando floresce no mês de junho, suas flores cor de laranja, parecem pequenas chamas, formam um colorido majestoso em contraponto ao verde das folhas.

A fotografia que tirei parece um quadro. Um recorte majestoso da natureza que muitas vezes passa batido no dia a dia. Só mesmo a natureza que se regenera e renova para pintar um quadro lindo desses. Está bem, merecia um fotógrafo melhor.

Como uma imagem vale mais que mil palavras abaixo vai a foto para apreciarem.


Porto Alegre, 29 de março de 2020.
JORGE LUIZ BLEDOW –  E-mail  bledow@cpovo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...