domingo, 10 de abril de 2016

ESCREVER COLORIDO

Comparo escritores a pintores. Cada texto um quadro. Quadros menores uma crônica ou poesia. Quadros médios um conto e quadros maiores um romance.

Muitas vezes os quadros reduzidos tem mais conteúdo. Os romances são mais pesados, mais difíceis de ler, precisamos ter uma visão geral, podem até ter menos conteúdo.

Uma frase, uma pequena poesia, um pequeno texto, pode nos impressionar a primeira vista. Nos pega num instante. Está na moda escrever crônicas tipo “pílulas”, é aquela crônica que dentro dela tem vários subtítulos. Pode ser divertida e nesses tempos de internet, de pressa, de informação rápida é uma forma de atrair o leitor.

Poeticamente crio figuras abaixo sobre formas de escrever, nada científico, nada acadêmico, apenas exercício de imaginação muito divertido.

Escrever a lá Picasso, grande estilo, cubismo. Guernica, denúncia contra a guerra, contra a violência.

Escrever a Salvador Dali, é tipo Gabriel Garcia Marques, literatura fantástica. Surrealista.

 Van Gogh, é colorido, limpo. Girassóis, corvos em campo de trigo.

Claude Monet, impressionista, jardins.

Leonardo na Vinci, em Mona Lisa, eu associo a Jorge Luis Borges, labirintos.

Textos clássicos são fotografias em preto e branco ou então em sépia.

Tarsila Amaral, Ibapuru, bem brasileiro, escolha um cronista preferido.

O Grito de  Edvard Munch, é um susto, nos pega no contra-pé.

Eu gostaria, e confesso, me bastaria escrever a Romero Brito, nosso Joan Miró.  Profusão de cores e formas.

Sim, quadros pequenos médios e grandes com muita cor. Mesmo que a crítica não goste, o consumidor adora e consome. Cores vibrantes, temas e assuntos misturados. Em geral subjetivo, as vezes geométrico, cubista.

Mas não me levem a sério é apenas uma forma subjetiva da minha mente. Cada um pode fazer associações diferentes entre textos, quadros e música, e aí está outra forma de viajar apreciando arte.


Um comentário:

  1. Prezado escritor Jorge Bledow
    Parabéns pelo teu texto conciso, didático, estreme de firulas, dizendo o que tem de ser dito de forma cristalina. Fluente e significativo na medida certa. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...